Ajuda do BullGuard

 Filtro de Spam > Configuração de aplicativos de e-mail

Suporte integrado para Microsoft Outlook, Windows Mail, Mozilla Thunderbird e IncrediMail

O BullGuard tem suporte integrado para Microsoft Outlook, Outlook Express (somente Windows XP), Windows Mail (somente Windows Vista), Mozilla Thunderbird e IncrediMail. O Guia de Treinamento é uma ferramenta de fácil utilização para melhorar muito a eficiência do Filtro de Spam. O usuário pode iniciar o Guia no programa de e-mail ou no aplicativo BullGuard.

Observação: Caso utilize endereços de e-mail baseados na Web (exemplos: Hotmail ou Gmail), você não deverá precisar de proteção contra spam, possivelmente já fornecida pelo provedor dos seus serviços de e-mail.

 


Assim como a personalização do Filtro de Spam diretamente no aplicativo instalado, é importante concluir o Guia de Treinamento referente ao seu programa de e-mail preferido. Estas ações ajudam no ajuste fino do Filtro de Spam, aumentando a precisão da detecção de e-mails que sejam spams e a identificação dos que são legítimos. O Guia deve iniciar-se automaticamente na primeira vez que você abrir seu programa de e-mail depois de instalar o Filtro de Spam do BullGuard. Para executá-lo manualmente, basta clicar no botão 'Guide' [Guia] na barra de ferramentas do Filtro de Spam que é adicionada à barra de ferramentas do seu programa de e-mail.

Guia do Filtro de Spam do BullGuard

Execução do Guia no aplicativo BullGuard

Executar o Guia no aplicativo BullGuard é uma forma rápida de começar a configurar o Filtro de Spam para o seu programa de e-mail preferido. Para iniciar o Guia, clique no botão 'Configure E-mail Applications' [Configuração de aplicativos de e-mail] no panorama do Filtro de Spam.

Etapa 1.

Clique em Next [Avançar] para prosseguir até a função que permite escolher seu programa de e-mail preferido. Depois de selecioná-lo, clique no botão 'Next' [Avançar].

Etapa 2.

Para a segunda etapa, escolha a pasta padrão de Spam — para a qual serão redirecionados todos os e-mails que sejam spams. Seja qual for o programa de e-mail, para isto o BullGuard escolhe por padrão a pasta 'Deleted Items' [Itens excluídos].

Etapa 3.

Na etapa seguinte o BullGuard lê todos os endereços para os quais você enviou e-mails e os adiciona à lista de permissões. O programa os seleciona nas mensagens de e-mail que você tem armazenadas nas pastas Sent Items [Itens enviados] e Contacts [Contatos]. Esta ação reduz muito a detecção de “falsos positivos” de e-mails como spam.

4. Faça ajustes finais no Filtro de Spam, verificando as seguintes definições gerais, conforme necessário.

Move spam e-mails to spam folder and mark it as read [Mover e-mails que sejam spam para a pasta de spam e marcá-los como lidos]
Quando move e-mails para a pasta de spam, o BullGuard os modifica, a fim de que não sejam exibidos como e-mails não lidos.

Add blocked e-mails to your blacklist [Adicionar endereços de e-mails bloqueados à sua lista de restrições]
Quando você marca manualmente um e-mail como spam, o BullGuard adiciona o remetente desse e-mail a uma lista de restrições. Isso significa que, se você receber mais e-mails de qualquer endereço contido nessa lista de restrições, eles serão enviados diretamente à pasta designada como pasta de spam.

Add unblocked e-mail addresses to the white list [Adicionar endereços de e-mails não bloqueados à lista de permissões]
Quando você marca manualmente determinados e-mails como “Not Spam” [Não é spam] em seu programa de e-mail, o BullGuard adiciona o remetente em questão à lista de permissões de e-mails. Esta ação garante que futuras mensagens desse remetente não sejam novamente marcadas como spam.


Execução do Guia no programa de e-mail

O Guia deve iniciar-se automaticamente na primeira vez que você abrir seu programa de e-mail depois de instalar o Filtro de Spam do BullGuard. Para executá-lo manualmente, basta clicar no botão 'Guide' [Guia] na barra de ferramentas do Filtro de Spam que é adicionada à barra de ferramentas do seu programa de e-mail.

Etapa 1.

Abra o programa de e-mail e clique no botão Guide [Guia] da barra de ferramentas do Filtro de Spam.

Etapa 2.

Clique no botão 'Next' [Avançar] para ir diretamente à configuração do Filtro de Spam.

Etapa 3.

Escolha a pasta de spam padrão. A pasta 'Deleted Items' [Itens excluídos] é selecionada por padrão. Para criar outra pasta, pressione o botão +. Clique em Next [Avançar] para continuar.

Etapa 4.

Nesta etapa o Filtro de Spam lerá o conteúdo da pasta 'Sent Items' [Itens enviados] e criará uma lista de usuários confiáveis com base nos e-mails contidos nessa pasta. Este recurso reduz significativamente o risco de haver e-mails provenientes de remetentes confiáveis marcados como spam. Para adicionar endereços de e-mail, clique no botão + e, para removê-los, clique em –.

Etapa 5.

Nesta nova etapa, o usuário precisará indicar somente as pastas que não são de spam. É possível selecionar várias pastas.

Certifique-se de que as pastas selecionadas não contêm e-mails que sejam spam, pois isto poderia afetar negativamente o “treinamento” do Filtro de Spam (reduzindo os índices de detecção de e-mails que são, efetivamente, spam).

 

Etapa 6.

Na etapa seguinte, selecione pastas que contêm somente e-mails que são SPAM. É possível selecionar várias pastas.

Certifique-se de que as pastas selecionadas não contêm e-mails legítimos, pois isto poderia criar problemas aumentando os índices de detecção de “falsos positivos”.

 

Etapa 7.

Ajuste as definições finais do Guia do programa de e-mail

Move spam e-mails to spam folder and mark it as read [Mover e-mails que sejam spam para a pasta de spam e marcá-los como lidos]
Quando move e-mails para a pasta de spam, o BullGuard os modifica, a fim de que não sejam exibidos como e-mails novos.

Add blocked e-mails to your blacklist [Adicionar endereços de e-mails bloqueados à sua lista de restrições]
Quando você marca manualmente um e-mail como spam, o BullGuard adiciona o remetente desse e-mail a uma lista de restrições. Isso significa que, se você receber mais e-mails de qualquer endereço contido nessa lista de restrições, eles serão enviados diretamente à pasta de spam, sem congestionar sua Caixa de Entrada.

Add unblocked e-mail addresses to the white list [Adicionar endereços de e-mails não bloqueados à lista de permissões]
Quando você marca manualmente determinados e-mails como “Not Spam” [Não é spam] em seu programa de e-mail, o BullGuard adiciona o remetente em questão à lista de permissões de e-mails. Esta ação garante que futuras mensagens desse remetente não sejam novamente marcadas como spam.

Etapa 8.

O BullGuard começará a analisar o conteúdo das pastas selecionadas pelo usuário, tanto de e-mails que são spam como dos que não são.

O aplicativo verificará os e-mails com o objetivo principal de armazenar padrões que serão utilizados para analisar e-mails recebidos e decidir se são spam. Observe que pode demorar um certo tempo para que todos os e-mails sejam analisados e que interromper o processo irá cancelar a análise de e-mails.

 

Etapa 9.

A última tela contém a mensagem de conclusão. O Guia pode ser executado novamente em outra ocasião caso haja alterações na estrutura de pastas em seu programa de e-mail ou se for restaurado o padrão do Filtro de Spam.