Ajuda do BullGuard

Antivírus e Anti-Spyware > Verificação de vírus

Execução de uma verificação completa do sistema

A verificação do computador pode ser iniciada na interface do BullGuard — utilizando os botões de verificação das seções 'Principal' e 'Antivírus' — ou por meio da opção Scan with BullGuard [Verificar com o BullGuard] no menu exibido ao clicar com o botão direito do mouse.


Ao instalar um aplicativo de segurança, em geral recomendamos verificar o computador quanto a possíveis ameaças. Todas as atividades de verificação do BullGuard baseiam-se em perfis específicos que definem os locais e tipos de arquivos que precisam ser verificados e como lidar com possíveis infecções.

Assim que é instalado no computador, o BullGuard recomenda uma verificação completa do sistema para garantir um ambiente livre de vírus.

Verificação de vírus

O botão Scan for Viruses [Verificação de vírus], localizado nas seções 'Principal' e 'Antivírus', executa uma verificação completa do sistema utilizando o perfil 'Computer' [Computador]. As verificações de vírus executadas regularmente aumentam a segurança do computador e minimizam o risco de infecções.

Para executar um perfil específico, é necessário acessar a guia 'Antivirus profiles' [Perfis de antivírus], onde são mantidos todos os perfis de verificação. Para iniciar a verificação, clique duas vezes no perfil desejado ou clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção 'Run profile' [Executar perfil].

 Tempo de verificação

O tempo de verificação depende do perfil selecionado, do desempenho geral do computador e da quantidade de arquivos a serem verificados. Além disso, recomendamos aguardar o BullGuard concluir a verificação antes de executar tarefas que fazem uso intensivo da CPU do computador. Se não for detectada nenhuma ameaça, o BullGuard exibirá uma mensagem com essa informação. Clique no botão 'Finish' [Concluir] para fechar a janela ou em 'View log' [Visualizar registro] para consultar o resumo da verificação.

Se não for detectada nenhuma ameaça, o BullGuard exibirá uma mensagem com essa informação. Clique no botão Finish [Concluir] para fechar a janela ou em View log [Visualizar registro] para consultar o resumo da verificação.

Se a verificação encontrar infecções no computador, a janela de resultados mostrará todos os arquivos infectados. Para obter mais detalhes, clique em qualquer das linhas de resumo para expandi-la.

O BullGuard tentará desinfetar o computador ou mover a infecção para a Quarentena. Colocar o arquivo na Quarentena também garante que ele não seja excluído se ocorrer uma detecção de “falso positivo”. Se as duas primeiras ações falharem, o aplicativo tentará excluir fisicamente o arquivo do disco rígido.

A opção 'Delete on reboot' [Excluir ao reiniciar] permite que o BullGuard programe a exclusão do arquivo durante a seqüência de inicialização do Windows. Esse recurso é habilitado quando arquivos infectados são utilizados por processos do sistema, impedindo que o usuário e o mecanismo Antivírus excluam o arquivo.

O menu de verificação contextual refere-se à integração da verificação On Demand [Por demanda] do BullGuard com o menu do Windows exibido ao clicar com o botão direito do mouse. Esse recurso pode ser utilizado em arquivos, pastas ou unidades.

Quando utilizado, executa a verificação completa do destino selecionado. A interface de verificação é semelhante às verificações On Demand [Por demanda]. É uma opção que economiza tempo em verificações instantâneas. Se for selecionada uma unidade inteira, o BullGuard executará a verificação completa da unidade. O tempo total da verificação depende do tamanho e dos tipos de arquivos do item selecionado.